Avenida Brigadeiro Luís Antonio, o sogro da Maria Paula

 


Radiografia da Notícia

* Os seus 3 km de subida é o terror dos atletas que disputam a São Silvestre

Neste local diversas personalidades sentaram nos seus bancos, para alguns anos depois se tornarem renomados juristas

O Cine Paramount notabilizou-se  na década de 1960 por transmitir dali o Festival de Música Popular Brasileira, da TV Record

Luís Alberto Alves/Hourpress

A Avenida Brigadeiro Luiz Antonio, é outra famosa avenida em São Paulo, entre inúmeras existentes nesta metrópole com mais de 12 milhões de habitantes. Ela começa na esquina da Rua Riachuelo, ao lado da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, Centro.

 Neste local diversas personalidades sentaram nos seus bancos, para alguns anos depois se tornarem renomados juristas. E termina próximo da Avenida São Gabriel, Jardim Europa divisa com Itaim Bibi. A Brigadeiro Luiz Antonio reserva muita história no seu trajeto. 

Logo no segundo quarteirão, após cruzamento da Rua Maria Paula (nora de Luis Antônio de Souza Queiroz), existe o belo Cine Theatro Paramount, inaugurado em 1929 com o filme The Patriot Brasil. O primeiro filme exibido com som na América Latina. Com 5.500 metros² tem capacidade para 1.530 espectadores com ampla visibilidade.

Festival

O Cine Paramount notabilizou-se  na década de 1960 por transmitir dali o Festival de Música Popular Brasileira, da TV Record, em que Edu Lobo e Marília Medalha venceram em 1967, com o hit “Ponteio”. O Paramount foi palco da ira do cantor Sérgio Ricardo ao quebrar o seu violão e aos gritos arremessar à plateia por não conseguir cantar a sua canção “Beto bom de bola”.

No terceiro quarteirão até agosto de 2022 funcionou desde 1959 o hospital Pérola Byington, centro de referência em saúde da mulher na América Latina. Só no ano de 2021 foram registrado neste hospital 3.033 mulheres vítimas de violência sexual na cidade de São Paulo. Já até maio de 2022 este número já chegava a 1.458.  Agora, ele mudou-se para o bairro de Campos Elíseos, próximo da Praça Princesa Isabel.

A Avenida Brigadeiro Luiz Antonio ficou na memória de atletas que disputam a internacional corrida de São Silvestre, disputada sempre no dia 31 de dezembro. O início do pesadelo começa na esquina da Rua Maria Paula, onde os corredores enfrentarão pouco mais de 3 quilômetros de subida até a entrada na Avenida Paulista onde chegarão ao fim diante do prédio da Fundação Casper Líbero, organizadora deste evento.

Elis Regina

Mais acima no quinto quarteirão, esquina com a Rua Pedroso, durante muitos anos funcionou o Teatro Brigadeiro, onde a Rede Bandeirantes de Televisão, hoje conhecida pelo pomposo nome Band, fazia os seus programas de auditórios, entre eles o eletrizante Cassino do Chacrinha. Ali, em 20 de janeiro de 1982, ocorreu o velório da cantora Elis Regina, atraindo milhares de fãs e provocando imenso congestionamento  na região.

Após o viaduto 13 de Maio, no segundo quarteirão à direita tem o imenso prédio onde funcionou uma das estações da Embratel (Empresa Brasileira de Telecomunicações), privatizada na gestão Fernando Henrique Cardoso. Do lado direito tem outro edifício que sediou durante muito tempo os escritórios da então Eletropaulo, hoje batizada de Enel.

Perto da esquina com a Rua São Carlos do Pinhal, tem o atual supermercado Pão de Açúcar, que até a década de1980 era ocupado pelo Jumbo Brigadeiro. Hoje, no local onde funciona o posto de gasolina, nos de 1980 era ocupado pelo restaurante Well´s, marca que pertencia ao grupo Pão de Açúcar.

Paulista

No início da longa ladeira da Avenida Brigadeiro Luiz Antonio, após atravessar a Paulista, no primeiro quarteirão à direita durante vários anos funcionou, num amplo salão o Cartola Club. Ali diversas orquestras se apresentavam e muitos namoros terminaram em casamento, com trilha sonora das canções ouvidas e dançadas naquele local. Hoje, o Cartola Club não existe mais. O espaço é ocupado por uma empresa do ramo de saúde.

Inúmeros casarões que existiam nesta avenida até a década final da década de 1970 foram demolidas e no seu lugar surgiram edifícios. O único trecho que ainda resiste ao ataque das construtoras está entre os cruzamentos da Rua Estados Unidos até o seu final na esquina da São Gabriel, na divisa do Jardim Europa com Itaim Bibi. Veja no link mais informações sobre essa tradicional avenida de Sampa: https://www.tiktok.com/@cajujornalista/video/7195539950748568837