Avenida Washington Luís, onde terminou o voo 3054 da TAM

                      Fotos: Luís Alberto Alves/Hourpress

Final da Washington Luís perto do Aeroporto de Congonhas

Radiografia da Notícia

O dia 17 de julho de 2007 ficou marcado na aviação brasileira como o maior desastre aéreo

O diálogo dramático entre piloto e co-piloto começou às 18:48:33.33

Neste trecho da Avenida Washington Luís foi construído um monumento de homenagem aos mortos nesta tragédia

Luís Alberto Alves/Hourpress

O final da Avenida Washington Luís, em Congonhas, Zona Sul de SP, marcou também o fim da vida de 199 pessoas, quando o Airbus da TAM não conseguiu aterrissar, saiu da pista e chocou-se contra um armazém desta empresa, matando 187 pessoas no interior da aeronave e 12 que estavam neste estabelecimento e próximo dele.

O dia 17 de julho de 2007 ficou marcado na aviação brasileira como o maior desastre aéreo. O voo 3054 saiu de Porto Alegre com destino a São Paulo. Mas às 18h48, os pilotos não conseguiram completar o processo de pouso. Em vez de parar, o avião continuou acelerando. Em desespero, a caixa preta registrou o seguinte diálogo entre os pilotos: “olhe isso, desacelera, eu não consigo, oh meu Deus, oh meu Deus, vira, vira....”

O diálogo dramático entre piloto e co-piloto começou às 18:48:33.33, quando perceberam que o avião não obedecia aos comandos técnicos. Às 18:48:35.9 o co-piloto respondia em desespero: “Não dá, não dá”. Às 18:48:42.7, o piloto complementa: “Oh meu Deus, Oh meu Deus”. O co-piloto grita: “vai, vai, vai, vira, vira, vira, vira”. Ele prossegue gritando às 18:48:44.6: “vira, vira para...não, vira, vira..” Às 18:48:45.5 é ouvido som de forte compressão na cabine e desaparece todo áudio.

Monumento aos mortos na tragédia do voo 3054 da TAM

Buraco quente

Neste trecho da Avenida Washington Luís foi construído um monumento de homenagem aos mortos nesta tragédia. Ali naquele local 199 pessoas morreram. Ao contrário de outras vias públicas, a Washington Luís termina no sentido Centro, quando maioria inicia o trecho em direção ao bairro. Ela começa na Avenida Vítor Manzini com Praça Dom Francisco de Sousa, em Santo Amaro.

Outro destaque desta avenida, é imóvel onde funcionou durante muitos anos a Vasp (Viação Aérea São Paulo) fundada em 1933 e falida em setembro de 2005. Durante décadas ela foi a segunda maior empresa aérea do Brasil.  No local funcionava a sede administrativa, serviços de manutenção, num terreno com aproximadamente 28.500 m²

Mais adiante do lado direito da Washington Luís estão três prédios construídos pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo) para abrigar 150 famílias removidas das favelas do Buraco Quente e Comando, que durante 50 anos estavam na região do Aeroporto de Congonhas, bairro de Campo Belo.

 Golpe

A demolição dos barracos e casas de tijolos foram atingidas pelas obras do Monotrilho, da linha 17 Ouro do Metrô, que seriam finalizadas em 2014, mas foram interrompidas e voltaram a funcionar em setembro de 2023. Antes destes prédios, também do lado direito no sentido bairro, está o atacadista Assaí, no imóvel que durante décadas foi ocupado pelo Jumbo Eletro, inaugurado em 1973, sendo o primeiro supermercado a vender eletrodomésticos. Antes, neste terreno estava um depósito do Mappin, que faliu em 1999.

Washington Luís foi governador de São Paulo, entre 1920 e 1924. Uma de suas marcas foi o incentivo ao transporte rodoviário no Estado. Advogado e historiador, ele ocupou o cargo de 13º presidente do Brasil, além de ter sido o terceiro prefeito de São Paulo. Porém, após 21 dias antes do término do seu mandato presidencial, acabou deposto pelo general Tasso Fragoso, que repassou o poder às forças político-militares comandadas por Getúlio Vargas, dando início à Revolução de 1930.

#Luís Alberto Alves, jornalista, editor do blogue Raio X de Sampa

No link abaixo, o vídeo da história do trágico voo 3054 da TAM

https://www.tiktok.com/@cajujornalista/video/7268372354013744390

 



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