Fotos: Luís Alberto Alves/Hourpress
Final da Washington Luís perto do Aeroporto de Congonhas |
Radiografia da Notícia
* O dia 17 de julho de 2007 ficou marcado na aviação brasileira como o maior desastre aéreo
* O diálogo dramático entre piloto e co-piloto começou às 18:48:33.33
* Neste trecho da Avenida Washington Luís foi construído um monumento de homenagem aos mortos nesta tragédia
Luís Alberto Alves/Hourpress
O final da Avenida Washington Luís, em Congonhas, Zona Sul de
SP, marcou também o fim da vida de 199 pessoas, quando o Airbus da TAM não
conseguiu aterrissar, saiu da pista e chocou-se contra um armazém desta
empresa, matando 187 pessoas no interior da aeronave e 12 que estavam neste
estabelecimento e próximo dele.
O dia 17 de julho de 2007 ficou marcado na aviação brasileira como o
maior desastre aéreo. O voo 3054 saiu de Porto Alegre com destino a São Paulo.
Mas às 18h48, os pilotos não conseguiram completar o processo de pouso. Em vez
de parar, o avião continuou acelerando. Em desespero, a caixa preta registrou o
seguinte diálogo entre os pilotos: “olhe isso, desacelera, eu não consigo, oh
meu Deus, oh meu Deus, vira, vira....”
O diálogo dramático entre piloto e co-piloto começou às 18:48:33.33, quando perceberam que o avião não obedecia aos comandos técnicos. Às 18:48:35.9 o co-piloto respondia em desespero: “Não dá, não dá”. Às 18:48:42.7, o piloto complementa: “Oh meu Deus, Oh meu Deus”. O co-piloto grita: “vai, vai, vai, vira, vira, vira, vira”. Ele prossegue gritando às 18:48:44.6: “vira, vira para...não, vira, vira..” Às 18:48:45.5 é ouvido som de forte compressão na cabine e desaparece todo áudio.
Monumento aos mortos na tragédia do voo 3054 da TAM |
Buraco quente
Neste trecho da Avenida Washington Luís foi construído um
monumento de homenagem aos mortos nesta tragédia. Ali naquele local 199 pessoas
morreram. Ao contrário de outras vias públicas, a Washington Luís termina no
sentido Centro, quando maioria inicia o trecho em direção ao bairro. Ela começa
na Avenida Vítor Manzini com Praça Dom Francisco de Sousa, em Santo Amaro.
Outro destaque desta avenida, é imóvel onde funcionou durante
muitos anos a Vasp (Viação Aérea São Paulo) fundada em 1933 e falida em
setembro de 2005. Durante décadas ela foi a segunda maior empresa aérea do
Brasil. No local funcionava a sede
administrativa, serviços de manutenção, num terreno com aproximadamente 28.500
m²
Mais adiante do lado direito da Washington Luís estão três prédios
construídos pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do
Estado de São Paulo) para abrigar 150 famílias removidas das favelas do Buraco
Quente e Comando, que durante 50 anos estavam na região do Aeroporto de
Congonhas, bairro de Campo Belo.
Golpe
A demolição dos barracos e casas de tijolos foram atingidas
pelas obras do Monotrilho, da linha 17 Ouro do Metrô, que seriam finalizadas em
2014, mas foram interrompidas e voltaram a funcionar em setembro de 2023. Antes
destes prédios, também do lado direito no sentido bairro, está o atacadista
Assaí, no imóvel que durante décadas foi ocupado pelo Jumbo Eletro, inaugurado
em 1973, sendo o primeiro supermercado a vender eletrodomésticos. Antes, neste
terreno estava um depósito do Mappin, que faliu em 1999.
Washington Luís foi governador de São Paulo, entre 1920 e
1924. Uma de suas marcas foi o incentivo ao transporte rodoviário no Estado.
Advogado e historiador, ele ocupou o cargo de 13º presidente do Brasil, além de
ter sido o terceiro prefeito de São Paulo. Porém, após 21 dias antes do término
do seu mandato presidencial, acabou deposto pelo general Tasso Fragoso, que
repassou o poder às forças político-militares comandadas por Getúlio Vargas,
dando início à Revolução de 1930.
#Luís Alberto Alves, jornalista, editor do blogue Raio X de Sampa
No link abaixo, o vídeo da história do trágico voo 3054 da TAM
https://www.tiktok.com/@cajujornalista/video/7268372354013744390
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