Radiografia da Notícia
* Neste período o dinheiro era farto e o tamanho das casas revelava o poder financeiro do proprietário
* Joaquim Eugênio de Lima nasceu em Montevidéu, Uruguai, em 6 de setembro de 1845
* Depois criou o próprio negócio na Ladeira do Piques (atual Largo da Memória), próximo da estação Anhangabaú do Metrô
Luís Alberto Alves/Hourpress
A Joaquim Eugênio de Lima começa no bairro da Bela Vista |
Luís Alberto Alves/Hourpress
Joaquim Eugênio de Lima é o nome de uma famosa Alameda que atravessa a Avenida Paulista, na altura do número 900, onde ocorre o término da Corrida Internacional de São Silvestre no dia 31 de dezembro de todo ano. Ela começa na Bela Vista, Centro, ao sair da Rua dos Ingleses, perto do Hospital Municipal Infantil Menino Jesus e termina na Rua Estados Unidos, Jardim Paulista.
Após passar pela Alameda Santos, a Joaquim Eugênio de Lima se tornar longa descida até chegar ao fim. Na década de 1920, quando a Prefeitura resolveu batizá-la com este nome, ela era repleta de casarões. Época de ouro dos barões do café. Neste período o dinheiro era farto e o tamanho das casas revelava o poder financeiro do proprietário.
Nos demais quarteirões, na longa descida até a Rua Estados Unidos, a Joaquim Eugênio de Lima é repleta de edifícios residenciais, a maioria de luxo, bares e restaurantes, a maioria de grife. O trânsito caótico, que se forma entre a Rua São Carlos do Pinhal (paralela da Avenida Paulista) e a Alameda Santos, cede lugar à calmaria da região do Jardim Paulista.
Joaquim Eugênio de Lima nasceu em Montevidéu, Uruguai, em 6 de setembro de 1845. Ainda jovem foi estudar agronomia na Alemanha. No retorno ao Brasil se tornou sócio de Francisco de Oliveira Marques num armazém no bairro da Luz , Centro. Depois criou o próprio negócio na Ladeira do Piques (atual Largo da Memória), próximo da estação Anhangabaú do Metrô.
Veja Raio X de Sampa no Tik ToK:
Nenhum comentário:
Postar um comentário